Entenda a diferença entre o bom e o mau colesterol
O colesterol desempenha funções importantes no organismo, como ajudar no metabolismo de vitaminas, hormônios e proteção dos vasos sanguíneos. Essas e outras funções são realizadas pelo “bom colesterol” (HDL).
Mas também existe o “vilão”, o “mau colesterol” (LDL), que se deposita nas artérias na forma de placas de ateromas. Esse acúmulo causa inflamação e obstrução dos vasos, além de poder liberar trombos que provocam infarto do miocárdio, AVC, isquemia intestinal, de membros, entre outras complicações.
Hipercolesterolemia:
Níveis elevados de colesterol total e LDL são adquiridos ao longo da vida, principalmente devido a maus hábitos e obesidade, mas fatores genéticos também podem influenciar.
Colesterol e Envelhecimento:
Em idosos com diversas doenças crônicas, níveis aumentados de colesterol são comuns. Mas o tratamento dessa condição deve ser individualizado e ponderado no contexto geriátrico. Pacientes frágeis, polimedicados e com incapacidades, especialmente em fase de fim de vida, nem sempre se beneficiam de um controle rigoroso dos níveis de colesterol.
A Dra. Eliza de Oliveira Borges orienta sempre uma avaliação cuidadosa da saúde do idoso, respeitando a individualidade e as necessidades de cada paciente!
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Médica Geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ( SBGG);
- Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiás ( HUGO);
- Área de atuação em Cuidados Paliativos , titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB);
- Presidente da SBGG – seccional Goiás no período de julho de 2020 a julho de 2024;
- Integrante e preceptora do Núcleo de Apoio ao Paciente em Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2015 a 2025;
- Supervisora do Programa de Residência em Medicina Paliativa do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2023 a 2025.



