Tem idade certa para iniciar o acompanhamento com o Geriatra?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia é iniciar o acompanhamento com geriatra a partir dos 60 anos.
Geriatra é o médico especialista no processo do envelhecimento. A sua missão é cuidar da pessoa idosa através de uma visão ampla e individualizada, pautada na técnica e nas evidências científicas, sob o rigor da ética médica.
O Geriatra deve estar atento aos aspectos psicossociais do paciente, à unidade terapêutica paciente-família, às possibilidades de reabilitação e situações de fim de vida. Ele reconhece a importância de uma abordagem multiprofissional para se atingir todas essas demandas.
O Geriatra busca não só o controle de doenças, mas também a preservação da independência e autonomia do idoso, respeitando as reais possibilidades e limites de cada pessoa.
A periodicidade das consultas é individual e varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Acima de tudo, o Geriatra não nega o envelhecimento e não usa de meios para tentar evitá-lo, mas sim, reconhece o processo natural da vida e a importância de se buscar qualidade de vida e dignidade até a morte.
Sim…idealmente todo idoso deveria ser acompanhado por um Geriatra. A intensidade do vínculo geriatra-paciente-família cresce à medida que as demandas do envelhecimento aumentam.
Agende sua consulta com um médico Geriatra devidamente registrado no Conselho de Medicina. Pesquise se o médico que você escolheu tem Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.
- Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;
- Preceptora da Residência em Medicina Paliativa do Hospital Dr Alberto Rassi – HGG;
- Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020-2022 e 2022- julho de 2024).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961