Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao Suicídio
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, dia 10 de setembro, reforça o reconhecimento do suicídio como um problema social e de saúde pública.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas com o objetivo de sensibilizar a população para os sinais de alarme, que podem prenunciar o risco de suicídio.
Na população idosa, este tema não pode ser subestimado. Diversos fatores, às vezes sutis, estão associados ao comportamento suicida nos idosos. Sintomas depressivos, a atitude de se isolar de tudo e de todos e verbalizações, como “estão todos bem e não precisam mais de mim”; “não quero incomodar ninguém, já vivi demais”; “meu último compromisso era ver meu filho encaminhado”, “estou cansado de viver”, são sinais que devem ser valorizados num idoso com sintomas depressivos. A família deve ficar atenta a esses sinais e procurar ajuda especializada.
Vamos refletir sobre a situação do idoso na sociedade e o crescente índice de antecipação do fim da vida nessa população.
Divulgue a campanha para os seus amigos e familiares e ajude a salvar vidas.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Médica Geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ( SBGG);
- Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiás ( HUGO);
- Área de atuação em Cuidados Paliativos , titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB);
- Presidente da SBGG – seccional Goiás no período de julho de 2020 a julho de 2024;
- Integrante e preceptora do Núcleo de Apoio ao Paciente em Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2015 a 2025;
- Supervisora do Programa de Residência em Medicina Paliativa do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2023 a 2025.



