Gripe e Resfriado
É muito comum haver uma confusão entre essas condições. Muitas pessoas confundem um simples resfriado com uma gripe e geralmente se automedicam, o que pode trazer más consequências nos casos complicados.
Com a chegada do inverno, o tempo fica mais frio e associado a uma baixa imunidade, contribuindo para os casos de resfriados e gripe. Os idosos são suscetíveis a essas infecções virais.
É muito comum haver uma confusão entre essas condições. Muitas pessoas confundem um simples resfriado com uma gripe e geralmente se automedicam, o que pode trazer más consequências nos casos complicados.
O resfriado é uma infecção viral do trato respiratório superior, que costuma afetar o nariz e a garganta. Os sintomas mais comuns são congestão nasal, dor de garganta, espirros e coriza nasal. Pode haver febre baixa e dura até uma semana.
Já a gripe é causada especificamente pelo vírus “Influenza” e também causa sintomas respiratórios, febre, dor muscular, de garganta, de cabeça e tosse seca ou com secreção. Porém esses sintomas são mais intensos e pessoa tende a ficar prostrada. Há casos complicados, como os casos de Gripe H1N1. É importante que o idoso se previna da gripe por meio da vacinação.
Na dúvida sobre ser resfriado ou gripe, busque sempre orientação médica.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961