Causas de dor lombar em Idosos

A dor lombar no idoso é uma queixa bastante comum e pode ter inúmeras causas, como contratura muscular, sobrecarga de peso, osteoartrose, lesão de discos vertebrais (hérnia de disco) ou fratura por osteoporose.
No curso do envelhecimento ocorre diminuição da massa óssea e muscular, alteração do eixo de curvatura da coluna vertebral e redução de espaços entre as vertebras. Essas alterações, quando associadas à redução ou falta da prática de exercícios físicos, comprometem a postura e a sustentação corporal.
Devido aos diversos fatores que podem originar a dor lombar, é fundamental que haja um diagnóstico e uma avaliação seriada. A automedicação contribui para a cronificação da dor.
O Geriatra, por avaliar e acompanhar o idoso de forma ampla e individualizada, segue com o acompanhamento compartilhado com ortopedista, fisiatra e fisioterapeuta. Além disso, o Geriatra deve abordar outros aspectos que impactam na dor, como a interferência do processo do envelhecimento, das doenças existentes, dos hábitos de vida, do fatores psicológicos e sociais e das medicações em uso.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961