5 IS da Geriatria

Os clássicos 5 Is da Geriatria são síndromes geriátricas que afetam a funcionalidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.
1-Instabilidade Postural
A instabilidade postural leva a quedas, que impactam consideravelmente na independência do idoso. Uma queda predispõe a outra queda simplesmente pelo medo de cair, pode refletir uma doença aguda ou crônica descompensada e provocar graves consequências (dor de difícil controle, lesões, fraturas e morte).
2-Imobilidade
Qualquer limitação de movimento, com perda funcional progressiva. Em casos extremos, a síndrome de imobilidade é caracterizada por dor crônica, contraturas, perda cognitiva, incontinência urinária e fecal, lesões por pressão e complicações infecciosas. Trata-se de uma condição que gera grande sofrimento à pessoa e tem alta mortalidade.
3-Incontinência
É a perda involuntária de urina e/ou fezes. A incontinência urinária ocorre principalmente em mulheres e tem diversas causas (fraqueza da musculatura pélvica, diabetes, doenças neurológicas, etc). A incontinência fecal ocorre principalmente em idosos com fragilidade grave, acamados e com síndrome de imobilidade. As incontinências tem alta morbidade e são importante causas de institucionalização.
4-Iatrogenia
São intervenções realizadas por profissionais da saúde que pioram o estado de saúde do idoso. A intenção é intervir, porém o resultado é deletério, especialmente quando se desconhece ou se subestima as particularidades do envelhecimento. A prescrição inadequada de medicamentos, a indicação inadequada de um exame complementar ou medidas invasivas fúteis são exemplos de iatrogenia.
5-Incapacidade Cognitiva
É o comprometimento das funções cognitivas em grau variável, reversível ou não. As capacidades cognitivas envolvem a memória, percepção, linguagem, atenção, a capacidade de julgamento e seu comportamento social.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961