O que é instabilidade postural?

A instabilidade postural é a dificuldade ou incapacidade de manter o corpo em equilíbrio, tanto em situações de repouso como em movimento. A instabilidade postural gera quedas, uma das principais síndromes geriátricas, com grande impacto na fase idosa.
O envelhecimento torna o idoso progressivamente vulnerável à instabilidade postural e quedas. Isso se deve à perda de massa muscular e óssea, à lentificação dos reflexos e às disfunções da visão e audição. As morbidades agudas e crônicas se somam a essas condições inevitáveis, como desidratação, acidente vascular encefálico, infecções, doenças osteomusculares e doenças neurodegenerativas. Não se pode esquecer que medicações e interações medicamentosas e o fecaloma (fezes impactadas no intestino) são também importantes causas de instabilidade postural e quedas.
O Geriatra dispõe especial atenção às quedas, por mais simples que pareçam ser. Costuma-se dizer que uma queda é a ponta de um iceberg, ou seja, pode ter causas multifatoriais e levar a um enorme comprometimento da funcionalidade e da qualidade de vida do idoso.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961