Doença de Alzheimer: como é feito o diagnóstico?
A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que envolve de forma lenta e progressiva funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção e comportamento. A pessoa se torna progressivamente mais dependente de terceiros para suas atividades dentro e fora de casa.
Os sintomas mais comuns são: perda de memória (inicialmente recente e progressivamente de fatos antigos), dificuldade de importância familiar e amigos, alteração de humor, sono e comportamento, dificuldade de se adequar às adversidades e de realizar tarefas antes corriqueiras e perda do bom senso no meio social e familiar.
Atualmente existem mais meios de embasar o diagnóstico, uma vez que não é se justifica biópsia cerebral: avaliação mais aprimorada de exames de imagem e marcadores no líquor (o líquido puncionado pela coluna). Ainda assim, nada substitui uma avaliação clínica ampla e individualizada, baseada no resgate de uma história clínica específica com os familiares e com o paciente (quando possível) e testes cognitivos.
Um diagnóstico precoce favorecendo um acompanhamento contínuo e a construção gradual de um plano de cuidados focado na qualidade de vida e dignidade da pessoa idosa.
Se você ou alguém que conhece está com problemas de memória ou alguns dos sintomas descritos, procure o Geriatra para avaliação.
Agende sua consulta com o geriatra!
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Médica Geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ( SBGG);
- Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiás ( HUGO);
- Área de atuação em Cuidados Paliativos , titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB);
- Presidente da SBGG – seccional Goiás no período de julho de 2020 a julho de 2024;
- Integrante e preceptora do Núcleo de Apoio ao Paciente em Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2015 a 2025;
- Supervisora do Programa de Residência em Medicina Paliativa do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2023 a 2025.



