A Vacinação em Idosos reduz complicações
Segundo o artigo, o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame é seis vezes maior nas pessoas que tiveram gripe ou pneumonia.
Um estudo publicado no European Respiratory Journal, apontou que a vacinação contra gripe e pneumonia em idosos pode protegê-los de complicações como ataque cardíaco e derrames.
Segundo o artigo, o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame é seis vezes maior nas pessoas que tiveram gripe ou pneumonia.
Embora seja fundamental a vacinação dos idosos, no Brasil ainda tem sido baixa a adesão deles às campanhas de imunização. Isso ocorre devido a desconfiança de muitos idosos quanto à segurança e efetividade da vacinação.
Para mudarmos essa cultura é preciso educar o idoso sobre a importância da vacinação como medida para evitar doenças e promover qualidade de vida e saúde na velhice.
É muito importante a vacinação dos idosos, principalmente na estação do inverno, época em que as baixas temperaturas podem tornar o idoso mais suscetível a uma gripe ou pneumonia.
A vacinação em idosos é altamente segura, eficaz e contribui para reduzir o risco de doenças infecciosas e infectocontagiosas, como gripe, pneumonia, herpes zoster, tétano, difteria, hepatite B, A e outras.
A vacinação é uma ferramenta de proteção tão importante para idosos quanto para um recém-nascido. Portanto, mesmo que o idoso já tenha sido imunizado na infância ou na idade adulta, é recomendada a vacinação a partir dos 60 anos de idade, já que devido ao processo de envelhecimento do organismo, o idoso pode apresentar uma baixa no sistema imunológico, se tornando mais a susceptível a contrair doenças, como as infecto contagiosas.
Além disso, a vacinação proporciona proteção não só à pessoa imunizada, mas também àquelas as quais o idoso entra em contato. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.
Dra. Eliza de Oliveira Borges é notícia no Maranhão em Foco e Vitória News explicando que a vacinação reduz complicações.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961