Autonomia e independência: você sabe a diferença?
A autonomia é a capacidade de tomar decisão e gerenciar a própria vida sem depender de outros, em um contexto familiar e social.
A independência refere-se à capacidade de realizar as atividades de vida diária, sem auxílio de outra pessoa. Entre as atividades de vida diária, temos as básicas, relacionadas ao autocuidado (tomar banho, alimentar-se, locomover-se), e as atividades de vida instrumentais (as práticas do dia a dia que permitem um convívio em sociedade: pagar contas, atender o telefone, fazer compras, preparar refeições, etc).
Um indivíduo autônomo pode ser fisicamente dependente, assim como um indivíduo independente pode ter alguma limitação cognitiva que afete sua capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidades como cidadão.
A manutenção da autonomia e independência é essencial para o envelhecimento saudável. O objetivo do geriatra é cuidar do idoso de forma integral e individualizada, visando preservar o máximo possível a sua autonomia e independência.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Médica Geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ( SBGG);
- Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiás ( HUGO);
- Área de atuação em Cuidados Paliativos , titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB);
- Presidente da SBGG – seccional Goiás no período de julho de 2020 a julho de 2024;
- Integrante e preceptora do Núcleo de Apoio ao Paciente em Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2015 a 2025;
- Supervisora do Programa de Residência em Medicina Paliativa do Hospital Alberto Rassi – HGG no período de 2023 a 2025.



