Como melhorar a qualidade de vida na menopausa
A menopausa marca o início das mudanças hormonais como o declínio dos níveis de hormônios. Um dos sinais é a ausência do período menstrual.
A menopausa faz parte do processo natural do envelhecimento feminino e seu aparecimento varia entre 45 a 55 anos de idade.
A menopausa marca o início das mudanças hormonais como o declínio dos níveis de hormônios. Um dos sinais é a ausência do período menstrual. Os ovários cessam a produção dos hormônios estrogênio e progesterona; e, também, param de liberar óvulos, ou seja, não sendo mais possível engravidar.
Para a mulher atingir a “menopausa” ela precisa ficar pelo menos um ano seguido sem menstruar.
Além disso, ocorrem alterações nas paredes vaginais, que se tornam mais finas, menos elásticas e sensíveis, facilitando irritações. Com isso, a relação sexual pode se tornar dolorosa, devido a diminuição da lubrificação. A libido costuma diminuir na menopausa.
Outra característica da menopausa são os chamados “fogachos”, as famosas ondas de calor, que é um sintoma comum da grande maioria das mulheres nesta fase.
Devido à queda dos hormônios sexuais a mulher na menopausa esta propensa a várias alterações no seu organismo, como aumento do risco de osteoporose, infecções urinárias e aumento do risco cardiovascular.
Para melhorar a condição física e emocional na menopausa é indicado a prática de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e realizar atividades sociais. Manter-se ativa em todos os sentidos é de grande valia.
Recomendações para ter qualidade de vida na menopausa:
1) Evite ambientes muito quentes, sem ventilação. Diminua o estresse, o consumo de bebidas com cafeína e o álcool. Esses fatores podem potencializar os fogachos.
2) Deixe o quarto arejado para melhorar a qualidade do sono, procure realizar atividades relaxantes antes de dormir (como meditação, leitura). Evite uso de celulares que podem ativar ainda mais o cérebro e dificultar o sono.
3) Os lubrificantes vaginais que diminuem o ressecamento, devem ser utilizados pelas mulheres que desejam manter a vida sexual ativa.
4) Faça refeições leves, ricas em verduras, legumes e frutas.
5) Beber água para manter-se hidratada é também fundamental.
Os sinais da menopausa, geralmente desaparecem com o tempo, mas existem casos em que os sintomas persistem. Procure o acompanhamento médico para que seja estabelecida a melhor conduta terapêutica para cada caso. Sobretudo se os sintomas começarem a impactar nas atividades diárias.
Dra. Jaqueline Souza Lacerda é notícia no Vitória News explicando como melhorar a qualidade de vida na menopausa.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961