Desequilíbrio do Idoso
O excesso de medicamentos, visão prejudicada, doenças ortopédicas, labirínticas, cardiovasculares, neurológicas e endocrinológicas, além da vida sedentária e a obesidade podem ocasionar a sensação de desequilíbrio e consequentemente as quedas.
As doenças e o envelhecimento colaboram para a falta de equilíbrio no idoso. A tontura pode se apresentar como uma sensação de desequilíbrio, impressão de queda, vertigem ou sensação de flutuação. O excesso de medicamentos, visão prejudicada, doenças ortopédicas, labirínticas, cardiovasculares, neurológicas e endocrinológicas, além da vida sedentária e a obesidade podem ocasionar a sensação de desequilíbrio e consequentemente as quedas. Como a maioria das quedas tem natureza acidental, algumas orientações aos pacientes e familiares podem prevenir ou reduzir as quedas:
Evite as escadas; – Retire objetos e móveis desnecessários; – Ande devagar; – Não ande em ambientes sem iluminação; – Evite o uso de bebidas alcoólicas; – Evite usar roupas folgadas e largas que possam enroscar em objetos; – Elimine os tapetes que podem deslizar ou dobrar; – Não use bancos ou escadas para pegar coisas no alto; – Use calçados adaptados ao tamanho dos pés e prefira aqueles presos ao calcanhar.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961