Diabetes
O diabetes acomete cerca de 20% das pessoas com mais de 60 anos. Nesses casos, a maior parte ocorre por influência de maus hábitos de vida ao longo dos anos (sedentarismo, alimentação desequilibrada e obesidade).
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela falta parcial ou total de insulina (hormônio que transporta o açúcar do sangue para os órgãos), o que provoca o aumento dos níveis de glicose no sangue. A “ glicose alta ” no sangue leva a lesão dos vasos, nervos e órgãos e aumenta o risco de infarto, demência, AVC, insuficiência renal, perda da visão e úlceras na pele.
O diabetes acomete cerca de 20% das pessoas com mais de 60 anos. Nesses casos, a maior parte ocorre por influência de maus hábitos de vida ao longo dos anos (sedentarismo, alimentação desequilibrada e obesidade).
Muitas vezes, as alterações no organismo são silenciosas por anos. Quando o indivíduo se dá conta dos prejuízos que o diabetes causa, ele já pode estar com graves lesões em seus órgãos.
Por outro lado, o idoso com diabetes deve ter seu tratamento individualizado, de acordo com a sua tolerância às restrições, com o seu grau de fragilidade e expectativa de vida. As metas que se propõem para um indivíduo adulto muitas vezes são diferentes das metas para idosos frágeis. Além disso, o impacto da doença no estado nutricional, na cognição e na funcionalidade alertam para a necessidade de uma visão integral. Por isso, a importância e o benefício do acompanhamento compartilhado do idoso diabético com endocrinologista e geriatra.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961