Osteoartrite em idosos
Trata-se de um processo inflamatório degenerativo com maior risco entre os idosos, mas também relacionado a traumas, obesidade e predisposição genética.
A osteoartrite ou “artrose”, como é popularmente conhecida, é a doença articular crônica mais comum no mundo, afeta ambos os sexos e ocorre por degeneração da cartilagem e estruturas vizinhas. Trata-se de um processo inflamatório degenerativo com maior risco entre os idosos, mas também relacionado a traumas, obesidade e predisposição genética. É mais frequente entre as mulheres e as articulações mais comumente envolvidas são as das mãos, joelhos, quadris e coluna. Constitui uma importante causa de dor crônica, sendo a maior responsável pela limitação das atividades diárias na população idosa.
Um dos sinais da enfermidade é o edema, que se deve pelo aumento de conteúdo líquido no interior de uma ou mais articulações. Os sintomas mais frequentes são a dor e a dificuldade de movimentar a articulação afetada. O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso e possibilita uma melhor qualidade de vida. Deve ser individualizado e geralmente requer uma abordagem multiprofissional. O geriatra está apto a realizar o tratamento clínico e acompanhamento nesses casos.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961