Sobre o estresse no Idoso
O estresse também pode contribuir para o desenvolvimento de demências, como a doença de Alzheimer.

De acordo com pesquisas, o estresse afeta a saúde mental e seus efeitos têm maior impacto nos idosos do que em pessoas mais jovens. O estresse também pode contribuir para o desenvolvimento de demências, como a doença de Alzheimer.
De acordo com estudos, dentre os efeitos do estresse sobre a memória e a saúde do cérebro em idosos, tem-se o cortisol, hormônio do estresse, como raiz desses problemas. O cortisol é um hormônio esteroide que é liberado na corrente sanguínea em resposta ao estresse. Quando ocorre o estresse, níveis elevados de cortisol são liberados, diminuindo até atingir níveis normais assim que a situação estressante é superada.
No entanto, em caso de estresse crônico, os níveis de cortisol permanecem altos durante um período prolongado, o que pode afetar a memória em curto prazo. Estudos também mostraram que os altos níveis de cortisol em pacientes com estresse crônico aumentam as proteínas beta-amilóides no cérebro, que são causas de problemas de memória e outras alterações cognitivas, como as demências.
Saber controlar o estresse é essencial para manter uma mente saudável. Manter-se ativo física e socialmente ajuda a diminuir o estresse diário. Praticar atividade física regularmente ajuda a diminuir os níveis de cortisol, reduzindo seu impacto na saúde do cérebro, e manter uma vida social ativa demonstrou ter relação com a função cognitiva saudável.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961