Incontinência urinária
Sabemos que esta condição é frequente na população idosa, motivo pelo qual o geriatra sempre avalia a presença desse sintoma, que pode levar a isolamento social pelo constrangimento e até mesmo alteração de humor.
Ao contrário do que muitos pensam, a incontinência urinária, também conhecida pela dificuldade para controlar a necessidade de urinar, não é algo normal do envelhecimento. Sabemos que esta condição é frequente na população idosa, motivo pelo qual o geriatra sempre avalia a presença desse sintoma, que pode levar a isolamento social pelo constrangimento e até mesmo alteração de humor.
Faz parte da avaliação geriátrica ampla o rastreio da incontinência urinária e a determinação de sua causa. Dentre as principais causas temos o comprometimento do períneo, hiperatividade da musculatura da bexiga, alterações neurológicas e da próstata e até mesmo o uso de determinados medicamentos, como os diuréticos.
Início agudo, dor abdominal, sangramento ou dor e esforço excessivo ao urinar são sintomas de alerta que merecem uma investigação. O tratamento varia conforme a causa e inclui medicações que auxiliam no controle urinário, fisioterapia e até mesmo cirurgias. A terapia medicamentosa é pouco tolerada em idosos, pois se tratam de substâncias com diversos efeitos colaterais. Por isso é importante procurar um profissional habilitado e evitar a automedicação.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961