Quais os sinais de Diabete no idoso

O Diabetes é popularmente conhecida como a doença que provoca aumento dos níveis de glicose no sangue. São conhecidos 2 tipos de Diabetes, tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 pode acometer idosos, mas geralmente é diagnosticado em crianças e adultos jovens e é uma doença de base autoimune em que o pâncreas não produzinsulina.
No Diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina de forma insuficiente ou ela não é devidamente utilizada pelos músculos e órgãos (resistência insulínica). É mais prevalente em idosos e tem causas multifatoriais, como herança genética, obesidade e hábitos de vida (sedentarismo e dieta inadequada de longa data).
Trata-se de uma doença complexa que acomete mais de 25% dos idosos com 65 anos ou mais.
É importante se atentar a sinais de alarme que podem indicar um idoso diabético, mas que ainda desconhece o diagnóstico: sensação de fadiga, turvação visual recorrente, candidíase ou infecção urinaria de repetição, perda de peso não voluntária e não explicada por outra doença, sede excessiva, sensação de boca seca, vontade excessiva de urinar e aumento da frequência das idas ao banheiro no período noturno, fome excessiva, dificuldade de cicatrização de feridas ou feridas na planta dos pés aos mínimos traumas.
Por muitos anos, a doença pode ser “silenciosa”, de forma que quando diagnosticada tardiamente sérios danos ao rim, cérebro e coração podem já estar instalados.
Um estilo de vida saudável com dieta equilibrada e rotina de exercícios físicos, sem tabagismo e com consumo moderado de álcool deve ser adotado desde jovem, buscando um envelhecimento bem sucedido e sem diabetes.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.
- Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;
- Preceptora da Residência em Medicina Paliativa do Hospital Dr Alberto Rassi – HGG;
- Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020-2022 e 2022- julho de 2024).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961