Quedas em idosos

A queda é um evento bastante comum em idosos. Muitas vezes é subestimada, como se fosse um mero acidente. Porém, queda é um capítulo importante da Geriatria. Costumamos dizer que uma queda é a ponta de um iceberg.
Isso porque pode sinalizar a fragilidade do idoso, o mau funcionamento do organismo, uma doença aguda ou crônica agudizada/descompensada. Uma queda pode ser o reflexo, por exemplo, da fraqueza muscular com instabilidade postural, medicamentos inapropriados, diabetes descompensado, hipotensão postural, obstipação, infecção urinária, acidente vascular cerebral, transtorno depressivo etc. Além das consequências, como fraturas, luxações e dor, as quedas podem causar perda da funcionalidade, dependência e institucionalização, sendo importante fator de aumento da mortalidade na população idosa.
Alguns dos fatores de risco que mais se associam às quedas são:
-Idade avançada (80 anos ou mais);
-Sexo feminino;
-História prévia de quedas;
-Sedentarismo;
-Fragilidade (perda de força e massa muscular, baixa energia para as atividades diárias, marcha lentificada são características visíveis do idoso frágil);
– Multimorbidades ( 3 ou mais doenças instaladas);
-Uso de sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia (uso de 4 ou mais medicamentos);
– Doenças osteomusculares, Doença de Parkinson e demências.
A maioria das quedas acontece geralmente na casa do idoso, por isso o ambiente deve ser seguro, com iluminação adequada, barras de proteção no banheiro, nas escadas e nas paredes, piso antiderrapante, disposição adequada de móveis com espaço para livre circulação, caso haja necessidade de usar tapetes, estes devem ser antiderrapantes etc.
Além disso, prevenção das quedas inclui a prática regular de atividade física supervisionada por um profissional habilitado, a hidratação e alimentação adequadas e o acompanhamento das doenças, limitações e dos medicamentos em uso. O Geriatra avalia o idoso de forma individualizada e integral, abordando todos os aspectos relacionados às quedas.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961