Suplementação de cálcio e fortalecimento de ossos
Todos esses fatores tornam o idoso mais suscetível às doenças osteometabólicas e às fraturas, o que tem um impacto direto na funcionalidade e na qualidade de vida. Dentre essas condições temos a mais frequente delas: a Osteoporose.
Com o envelhecimento há um aumento do consumo e uma menor produção da massa óssea. Soma-se a esse fator a perda gradual da massa muscular e muitas vezes a falta de prática de atividade física adequada. Todos esses fatores tornam o idoso mais suscetível às doenças osteometabólicas e às fraturas, o que tem um impacto direto na funcionalidade e na qualidade de vida. Dentre essas condições temos a mais frequente delas: a Osteoporose. O seu rastreio está dentro das habilidades do médico geriatra, com o objetivo de atuar preventivamente para evitar desfechos que podem ser catastróficos. Nesse sentido um dos tratamentos é a suplementação de cálcio, que já está indicada mesmo na fase em que a perda de massa óssea ainda não é tão acentuada, a de osteopenia. Mesmo sendo um suplemento o seu uso pode trazer efeitos colaterais, por isso é importante ter a indicação e acompanhamento adequados. Outra forma de melhorar a massa óssea fortalecendo os ossos é através dos exercícios resistidos, que trazem grande benefício aos idosos desde que sejam acompanhados por um profissional apto e capacitado para lidar com esse grupo populacional.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961