Você sabe o que é a Síndrome da Fragilidade do Idoso?

A Síndrome da Fragilidade do idoso é uma síndrome geriátrica complexa caracterizada por um estado de maior vulnerabilidade orgânica às doenças ou estresses agudos. O idoso frágil não é simplesmente uma pessoa com idade avançada, mas sim, um idoso com massa e força muscular reduzida, baixa energia para as atividades cotidianas ou sensação de exaustão, que apresenta perda involuntária de peso e marcha lentificada.
A Síndrome de Fragilidade não é uma doença, mas uma condição complexa de fundo genético e neuroendócrino e que sofre influência de doenças crônicas e faz do idoso mais vulnerável às complicações agudas, com maior dificuldade ou impossibilidade de recuperação.
A condução da Síndrome de Fragilidade deve ser individualizada, respeitando os limites de cada indivíduo. Envolve o controle de doenças crônicas, a prevenção de complicações agudas, a suplementação nutricional e exercícios físicos supervisonados por profissional habilitado. Exercícios de resistência, equilíbrio, coordenação e cognição realizados de 3 a 5 vezes na semana e com duração de cerca de 45 minutos podem trazer benefícios.
Além disso e não menos importante, a avaliação criteriosa das medicações em uso, com suspensão daquelas não essenciais, ou mesmo a decisão de não proceder um exame invasivo e limitar tratamentos não benéficos são ações de preservação da saúde do idoso frágil.
Sem dúvida, o Geriatra é o médico especialista mais capacitado para conduzir a Síndrome de Fragilidade do idoso. Identificar e conduzir o idoso frágil demanda conhecimento acerca do processo de envelhecimento, individualização e respeito aos limites do ser humano.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961