Benefícios do Pilates para Idosos
Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O Pilates é um método criado por Joseph Pilates que tem por objetivo realizar movimentos de alongamento utilizando o peso do próprio corpo na sua execução.
Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Além disso, os movimentos do Pilates atuam na postura, alongando e tonificando os músculos. Pode ser realizado tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão.
Desta forma, o Pilates garante diversos benefícios para os idosos, pois além de fortalecer, ele também auxilia na reabilitação das patologias próprias do envelhecimento.
Os principais benefícios do Pilates na pessoa idosa:
1- Reduz as dores
É comum o indivíduo idoso sentir dores nas articulações. Na prática do Pilates, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de uma só vez. Desta forma, idoso garante uma melhor estabilidade do corpo e as dores podem ser amenizadas
2- Previne lesões
Com o envelhecimento, em comum acontecer quedas e lesões. O Pilates auxilia no fortalecimento muscular e na melhora do condicionamento físico, dentro das possibilidades de cada individuo. Dessa forma, diminui a probabilidade de ocorrer lesões, previne quedas e aumenta a disposição para as atividades cotidianas
3- Corrige a postura
A redução da massa muscular e óssea contribui para os problemas posturais. O Pilates trabalha diretamente com a postura ao realizar os movimentos que fortalecem a coluna e ajudam a garantir uma consciência corporal.
4- Aumenta a flexibilidade
Com o avançar da idade é normal a diminuição da flexibilidade. Um dos maiores ganhos que o idoso adquire ao praticar Pilates é o aumento da flexibilidade através do alongamento e tonificação muscular.
5- Estimula a consciência corporal
Com o envelhecimento, é natural déficits na visão, olfato, tato, audição e paladar, sentidos que são importantes para a consciência corporal. O Pilates estimula a consciência corporal e melhora a capacidade do idoso de realizar tarefas.
6 – Melhora a atenção
O Pilates trabalha a concentração do idoso ao realizar os exercícios. Assim, contribui para a melhora a concentração no dia a dia.
7 – Proporciona um bem-estar
Ao se praticar Pilates, o círculo de amizade do idoso aumenta, trazendo benefícios físicos e psicológicos.
Praticar Pilates favorece o envelhecimento com saúde, pois o método proporciona diversos benefícios para a qualidade de vida dos praticantes. É essencial que a atividade seja supervisionada por profissional devidamente habilitado.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961