Vertigem vestibular
A vertigem do sistema vestibular é responsável pela sensação de tontura rotatória, oscilopsia (ilusão de que o ambiente está se movendo), náuseas, nistagmo (oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos) e vômitos.
A vertigem vestibular é um importante fator de risco para quedas em pessoas idosas. Ao realizar o movimento da cabeça em relação à gravidade, o sistema vestibular (formado por estruturas ósseas no ouvido interno) envia informações pertinentes para manter a postura ereta e o equilíbrio. A vertigem do sistema vestibular é responsável pela sensação de tontura rotatória, oscilopsia (ilusão de que o ambiente está se movendo), náuseas, nistagmo (oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos) e vômitos. Existem medicamentos que aliviam os sintomas, mas os estudos sugerem que a reabilitação vestibular é muito importante para redução do risco de queda em pacientes com esse problema, podendo muitas vezes ser suficiente no tratamento. Trata-se manobras e exercícios específicos orientados por fonoaudiólogo habilitado, que melhoram os sintomas e a estabilidade postural.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961