Cientistas brasileiros descobrem hormônio envolvido na prevenção da doença do Alzheimer

Cientistas brasileiros descobriram que o exercício físico pode prevenir e potencialmente tratar o Alzheimer, a doença neurodegenerativa e incurável mais prevalente em idosos.  De acordo com a pesquisa, ao praticarmos exercícios, os músculos produzem o hormônio irisina que protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença.

Já se pode dizer que o exercício físico, mesmo ainda sem especificar a dose certa, contribui para a prevenção do Alzheimer. Não importa o tipo de exercício, nadar, correr ou  caminhar, o fundamental é se exercitar e de forma regular.

O outro fator importante revelado na pesquisa publicada na revista científica “Nature Medicine”, internacionalmente reconhecida, é a possibilidade de desenvolver medicamentos à base de irisina ou de seus mecanismos para os portadores da Doença de Alzheimer ou para os impossibilitados de realizar atividades físicas, como os deficientes físicos.

 

A origem do estudo está nas pesquisas de Felice, neurocientista da UFRJ e da Queens’s University, no Canadá, sobre a associação entre os hormônios e o Alzheimer. Há dez anos, a neurocientista começou a estudar  os primeiros indícios da relação entre o Alzheimer e o diabetes. Os diabéticos, especialmente os do tipo 2, têm maior risco de desenvolver a Doença de Alzheimer, devido à interferência da resistência à insulina. De acordo com suas pesquisas, a resistência insulínica está  associada a comprometimento na comunicação entre os neurônios no cérebro. O estudo do hormônio irisina, atuante no metabolismo cerebral, foi um desdobramento dessas pesquisas.

O metabolismo cerebral ainda é um mistério para a ciência e se quisermos entender a complexidade do Alzheimer, precisamos compreender a complexidade entre o cérebro e o corpo. (O Globo).

 

 

Projeto Cuidar
Geriatra

Dra Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

 

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: IES – Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.

 

Sobre a Dra Eliza de Oliveira Borges

– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;

– Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;

– Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG;

– Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;

– Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020 – 2022 e 2022-2024).

Rate this post
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!