Como amenizar a Sarcopenia

A sarcopenia é o processo natural de perda de massa e força muscular associada ao envelhecimento. Embora seja decorrente do processo de envelhecimento, a sarcopenia sofre interferência de fatores ambientais e estilo de vida adotado durante a vida jovem e adulta.
Adotar bons hábitos de vida ameniza a perda de massa e força muscular:
-Evite o sedentarismo. A atividade física regular e supervisionada contribui para o fortalecimento dos ossos e músculos.
-Exercite-se com treino de resistência muscular como a musculação, pilates e o treino funcional que estimulam a hipertrofia muscular. A atividade deve ser realizada com nível de intensidade moderada a elevado, mas apropriado para cada idade e condição de saúde, e sempre com o acompanhamento de profissionais capacitados.
– Faça caminhadas, aumentando progressivamente as distâncias. Caminhadas também evitam a perda de massa muscular, quando alternadas com exercícios resistidos.⠀
– Mantenha o consumo de proteínas (no geral, 25 a 30 gramas de proteína em cada refeição). Isso é importante principalmente na idade jovem e adulta, pois à medida que envelhecemos, perdemos gradativamente a capacidade de converter a proteína ingerida em hipertrofia muscular.⠀
-Aporte necessário de vitamina D com banhos de sol, alimentação balanceada e suplementação, caso necessária e indicada por médico. A deficiência de vitamina D está relacionada à sarcopenia.
A sarcopenia compromete a capacidade de fazer as atividades rotineiras, aumenta o risco de quedas e fraturas e, como consequência, as hospitalizações. Apresenta graus variados a depender da reserva muscular adquirida ao longo da vida, somada à interferência genética individual.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961