Como amenizar a Sarcopenia

A sarcopenia é o processo natural de perda de massa e força muscular associada ao envelhecimento.  Embora seja decorrente do processo de envelhecimento, a sarcopenia sofre interferência de fatores ambientais e estilo de vida adotado durante a vida jovem e adulta.

Adotar bons hábitos de vida ameniza a perda de massa e força muscular:

-Evite o sedentarismo. A atividade física regular e supervisionada contribui para o fortalecimento dos ossos e músculos

-Exercite-se com treino de resistência muscular como a musculação, pilates e o treino funcional que estimulam a hipertrofia muscular. A atividade deve ser realizada com nível de intensidade moderada a elevado, mas apropriado para cada idade e condição de saúde, e sempre com o acompanhamento de profissionais capacitados.

– Faça caminhadas, aumentando progressivamente as distâncias. Caminhadas também evitam a perda de massa muscular, quando alternadas com exercícios resistidos.⠀

– Mantenha o consumo de proteínas (no geral, 25 a 30 gramas de proteína em cada refeição). Isso é importante principalmente na idade jovem e adulta, pois à medida que envelhecemos, perdemos gradativamente a capacidade de converter a proteína ingerida em hipertrofia muscular.⠀

-Aporte necessário de vitamina D com banhos de sol, alimentação balanceada e suplementação, caso necessária e indicada por médico. A deficiência de vitamina D está relacionada à sarcopenia.

A sarcopenia compromete a capacidade de fazer as atividades rotineiras, aumenta o risco de quedas e fraturas e, como consequência, as hospitalizações. Apresenta graus variados a depender da reserva muscular adquirida ao longo da vida, somada à interferência genética individual.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3218-5034

Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74935-210

Site: https://geriatriagoiania.com.br

Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo