Gripe: cuidado redobrado com idosos

A gripe comum é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão. Os sintomas popularmente conhecidos são febre baixa, dor no corpo, redução do apetite, tosse seca ou secretiva, congestão nasal e espirros. Normalmente, a gripe comum curso limitado, com melhora progressiva ao longo dos dias.
Especialmente em idosos, é importante ressaltar que a febre pode estar ausente, pode ocorrer confusão mental e uma evolução mais arrastada, com potencial de complicação com pneumonia e comprometimento sistêmico grave.
Os sintomas gripais são sinais de alarme para COVID-19. Especialmente em idosos, a presença de tosse seca, febre, falta de ar e confusão mental, são sinais de alerta que merecem uma orientação médica.
Além disso, não podemos nos esquecer da gripe H1N1, cujos sintomas incialmente podem ser semelhantes aos da COVID-19, tornando difícil a diferenciação.
Diante do atual contexto de pandemia, longo e triste, a vacinação contra H1N1 e COVID-19 é mandatória.
Infelizmente, muitas pessoas se recusam a vacinar contra COVID-19 e contribuem para a manutenção da circulação do vírus e suas variantes.
É importante entendermos a recomendação da vacinação em massa:
– A vacina não foi feita para eliminar a possibilidade da síndrome gripal, mas justamente para prevenir casos graves e complicados. Mas isso só será atingido quando a maior parte da população do país estiver imunizada.
– Favorecer a imunidade de rebanho, ou seja, quem se vacina protege o outro, menos vulneráveis protegem os mais vulneráveis. Isso significa que se você recusar uma vacina porque não confia na eficácia dela, está tendo uma conclusão superficial e contribuindo para o prolongamento da pandemia.
Nunca é demais ressaltar: Vacinem-se!!
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961