A Hipertensão arterial suas causas e tratamento
Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para circular por todo o corpo.
Hipertensão é uma doença democrática que acomete todas as faixas etárias, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias faz com que o coração precise bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Desta forma, a hipertensão pode dilatar o coração e danificar as artérias.
Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos, geralmente diminuem, quando dormimos ou estamos relaxados, e aumentam com a atividade física, agitação e estresse.
A pessoa que apresenta pressão arterial em repouso com valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg) são consideradas hipertensas. Os hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
Hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada.
Tratamento da Hipertensão
O objetivo do tratamento é manter a pressão com os valores de 12 por 8.
Nos casos de hipertensão leve, faz-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é a mudança nos hábitos de vida. Indica-se a prática de exercícios físicos, diminuição do consumo de sal, bebida alcoólica, o controle do estresse, do peso e o consumo de alimentos saudáveis.
Existe uma nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, então perder peso é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão.
Se o indivíduo tem a pressão aumentada e não consegue controlá-la apenas com mudanças no estilo de vida é necessário introduzir medicação para controle adequado.
Recomendações
A ingestão de sal deve moderada. Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos. Evite alimentos processados que tem maior quantidade de sódio.
Adote uma dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Assim, você estará ingerindo menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, nutrientes necessários para quem precisa baixar a pressão;
Não fume. O cigarro diminui o calibre das artérias, o que dificulta ainda mais a circulação do sangue.
Controle o estresse já que ele pode aumentar a pressão arterial. Faça atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia que podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial.
Não interrompa o uso da medicação nem diminua a dosagem sem orientação médica. Siga corretamente as instruções de seu médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos.
Meça a pressão arterial com regularidade e anote os valores para que seu médico possa avaliar a eficácia do tratamento.
A hipertensão é uma doença crônica e suas complicações podem ser prevenidas com o uso de drogas anti-hipertensivas e mudanças no estilo de vida.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961