A Prática de Atividade Física no Processo de Envelhecimento
No processo de envelhecimento, ocorrem diversas transformações que variam de pessoa para pessoa, sofrendo interferência de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.
A prática regular de atividade física é benéfica ao longo de toda a vida, inclusive na terceira idade. Além dos benefícios físicos, é evidente o efeito na sensação de bem estar físico e na saúde mental.
No processo de envelhecimento, ocorrem diversas transformações que variam de pessoa para pessoa, sofrendo interferência de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida. Fica evidente que o estilo de vida é a variável que pode ser monitorada e controlada, uma vez que fatores genéticos são herdados. Assim sendo, a procura por hábitos de vida saudáveis contribuem para um melhor envelhecer. Nesse contexto, a prática de atividade física tem grande impacto na promoção do envelhecimento saudável.
O envelhecimento biológico é caracterizado por mudanças físicas, como por exemplo: a diminuição da energia corporal, redução gradual da massa óssea e muscular, perda da elasticidade da pele, aumento da quantidade de gordura corporal, diminuição da força muscular, redução da capacidade visual e auditiva entre outras. A realização de práticas esportivas pode amenizar essas modificações.
Todo tipo de atividade, seja física, sensorial ou criativa, deve ser estimulada com o objetivo de melhorar o desempenho de atividades diárias e qualidade de vida. A promoção do envelhecimento ativo envolve a conquista do bem-estar físico, social e mental. O idoso ativo participa da sociedade de acordo com suas necessidades e capacidades. A prática de atividade física contribui para a maior capacidade cognitiva e funcional, melhora nas relações sociais e familiares.
Os exercícios aeróbicos e os resistidos, como a musculação, quando supervisionados por profissional habilitado, impactam de forma expressiva na redução de quedas, tendo em vista a redução natural de massa e força muscular ao longo do processo de envelhecimento.
A prática de exercícios ao longo da vida e em especial na velhice, portanto, traz importantes benefícios, não só físicos, mas sociais e psicológicos.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961