Aumento de peso em idosos

Após os 60 anos, naturalmente ocorre perda de massa muscular e óssea. Somada a isso, há a redução das atividades físicas e diárias, resultando no aumento da proporção de gordura corporal.

A dificuldade de mastigação e os distúrbios gastrintestinais também são fatores importantes que favorecem a preferência por alimentos ricos em carboidratos e de rápida digestão e que contribuem para o ganho de peso.

A obesidade está associada a várias doenças crônicas, distúrbios emocionais e disfunções funcionais. O idoso obeso apresenta maior risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, doenças cardiovasculares, colelitíase (“pedra na vesícula”), distúrbios do sono, câncer, depressão, artrose de joelhos e quadris. São comuns também as dificuldades de locomoção e mobilidade, prejuízos à qualidade de vida e participação em atividades sociais.

A prática de atividade física supervisionada e uma dieta saudável são hábitos eficazes para se prevenir o ganho excessivo de peso e conquistar um envelhecimento saudável.  Os bons hábitos ao longo da vida interferem significativamente no processo de envelhecimento e idealmente devem ser cultivados desde a infância.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

 

Agende sua consulta

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: Instituto de Especialidades e Sono (IES) – Rua T 55, nº 869, Setor Bueno – Goiânia – Goiás.

 

Rate this post
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!