Benefícios do exercício físico na terceira idade
Segundo um estudo, idosos que caminham rápido são mais saudáveis e relacionam-se a uma vida mais longa enquanto que os que caminham num ritmo mais lento estão associados a um maior risco de morte.
Uma nova pesquisa realizada na Austrália revela que idosos que caminham rápido numa média de velocidade de 3km/h têm uma expectativa de vida maior que idosos que andam em um ritmo mais lento.
Segundo o estudo, idosos que caminham rápido são mais saudáveis e relacionam-se a uma vida mais longa enquanto que os que caminham num ritmo mais lento estão associados a um maior risco de morte.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.700 homens australianos com 70 anos ou mais. Cada homem foi convidado a caminhar em seu ritmo normal uma distância de seis metros.
Durante o estudo, que durou cinco anos, 266 homens morreram. Os pesquisadores verificaram que a incidência de morte foi maior em indivíduos que andavam em velocidade menores de 1,8 km/ h. Já os homens que andavam em ritmo maior que 2km/h tinham menor probabilidade de morrer. Todos os 22 participantes que caminhavam em um ritmo de pelo menos 3 km/h ainda estavam vivos cinco anos depois.
Conheça quatro benefícios do exercício físico na terceira idade
Melhora o condicionamento físico
Dentre as vantagens do exercício físico estão a melhora da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da resistência aeróbica e da composição corpórea. Isso reverte positivamente na realização das atividades diárias do idoso.
Exercita a memória
O exercício físico é um instrumento que pode ser utilizado para manter e melhorar a memória, já que, durante a repetição e o esforço na realização dos movimentos exigidos, trabalham-se a concentração, a atenção, o raciocínio e o aprendizado motor.
Diminui a depressão
A prática regular do exercício físico faz com que o organismo libere maior concentração de hormônios que proporcionam a sensação de prazer e de bem-estar, diminuindo e prevenindo os sintomas da depressão.
Fortalece o sistema imunológico
Com a idade, há uma queda do sistema imunológico, facilitando o surgimento de algumas infecções. Idosos que praticam exercícios físicos apresentam menor incidência de infecções respiratórias e urinárias e ainda se recuperam mais rapidamente quando acometidos por alguma afecção.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961