Benefícios do exercício físico na terceira idade

Segundo um estudo, idosos que caminham rápido são mais saudáveis e relacionam-se a uma vida mais longa enquanto que os que caminham num ritmo mais lento estão associados a um maior risco de morte.

Uma nova pesquisa realizada na Austrália  revela que idosos que caminham rápido numa média de velocidade de 3km/h têm uma expectativa de vida maior que idosos que andam em um ritmo mais lento.

Segundo o estudo, idosos que caminham rápido são mais saudáveis e relacionam-se a uma vida mais longa enquanto que os que caminham num ritmo mais lento estão associados a um maior risco de morte.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.700 homens australianos com 70 anos ou mais. Cada homem foi convidado a caminhar em seu ritmo normal uma distância de seis metros.

Durante o estudo, que durou cinco anos, 266 homens morreram. Os pesquisadores verificaram que a incidência de morte foi maior em indivíduos que andavam em velocidade menores de 1,8 km/ h. Já os homens  que andavam em ritmo maior  que 2km/h tinham menor probabilidade de morrer. Todos os 22 participantes que caminhavam em um ritmo de pelo menos 3 km/h ainda estavam vivos cinco anos depois.

Conheça quatro benefícios do exercício físico na terceira idade

Melhora o condicionamento físico

Dentre as vantagens do exercício físico estão a melhora da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da resistência aeróbica e da composição corpórea. Isso reverte positivamente na realização das atividades diárias do idoso.

Exercita a memória

O exercício físico é um instrumento que pode ser utilizado para manter e melhorar a memória, já que, durante a repetição e o esforço na realização dos movimentos exigidos, trabalham-se a concentração, a atenção, o raciocínio e o aprendizado motor.

Diminui a depressão

A prática regular do exercício físico faz com que o organismo libere maior concentração de hormônios que proporcionam a sensação de prazer e de bem-estar, diminuindo e prevenindo os sintomas da depressão.

Fortalece o sistema imunológico

Com a idade, há uma queda do sistema imunológico, facilitando o surgimento de algumas infecções. Idosos que praticam exercícios físicos apresentam menor incidência de infecções respiratórias e urinárias e ainda se recuperam mais rapidamente quando acometidos por alguma afecção.

 

 

Projeto Cuidar

Contato para consultas e visitas domiciliares:

(62) 3218-5034

 

Geriatras

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

 

– Dra. Jacqueline Cássia de Castro

CRM-GO 16783

 

– Dra. Jaqueline Souza Lacerda

CRM-GO 18043

 

Endereço: 

Rua 132, nº 159, Setor Sul. Instituto Viva Bem – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-21028

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Linkedin

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

Mostre mais

Dra. Jaqueline Souza Lacerda

Dra. Jaqueline Souza Lacerda é Médica Geriatra.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar