Recomendações do Geriatra para os cuidados dos idosos no verão
Confira as dicas para aproveitar o verão sem descuidar da saúde.
Em verões cada vez mais quentes, redobrar os cuidados com a saúde é extremamente importante. Evitar exposição excessiva ao sol e manter a hidratação são fundamentais para que os efeitos das altas temperaturas sejam minimizados e a pessoa se mantenha saudável. Nesta época do ano, deve se ter cuidado redobrado com os idosos, devido ao metabolismo mais lento que pode trazer consequências.
Confira as dicas para aproveitar o verão sem descuidar da saúde:
Hidratação
A partir dos 60 anos, por estar com as papilas gustativas um pouco mais ‘gastas’ e menos sensíveis, idosos tem menos vontade de beber água. É fundamental que bebam líquidos – em média seis copos por dia de água, água de coco ou sucos. Isso evita queda de pressão e perda da hidratação da pele, que já é ressecada devido a idade.
Exposição ao sol
Ter cuidados com o sol também é fundamental para evitar a desidratação. Muitos da geração da terceira idade de hoje não se cuidaram adequadamente quando jovem. Por isso, é comum pacientes com lesões de pele (sinais, manchas e queimaduras). É importante utilizar protetor solar ou chapéus.
Alimentação
Evitar comer alimentos de difícil digestão e diferentes do que o idoso está habituado a comer. A orientação é que sejam evitadas refeições muito calóricas ou salgadas e que sejam ingeridos alimentos leves como frutas e verduras e bastante água, suco e outros líquidos.
Diarreias
Diarreias costumam ser muito comuns no verão. Se houver quadro de diarreia viral ou em decorrência da alimentação, é necessário atenção à hidratação. Sempre ingerir mais líquidos que o habitual nos casos de diarreia, buscar orientação médica para diagnosticar a causa, tomar medidas necessárias e evitar a desidratação. Devido as alterações inerentes ao envelhecimento o idoso esta mais suscetível a complicações decorrentes da diarreia.
Complicações
Em casos mais graves de desidratação, é preciso procurar um médico. Casos graves podem ser identificado se o paciente apresentar confusão mental, sonolência, prostração e queda.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961