Lazer na terceira idade contribui para melhorar a qualidade de vida
Após uma vida de trabalho e compromisso com a família, chega a hora de diminuir o ritmo e ter tempo livre para aproveitar a vida.
O lazer na terceira idade vem como uma forma de aproveitar o horário disponível, com atividades sem qualquer fim lucrativo ou obrigações sociais, domésticas e familiares.
Vamos esclarecer a diferença entre lazer e ociosidade. Enquanto o ócio é um momento em que não se faz nada, o lazer é a busca por satisfação pessoal.
A ocupação do tempo livre com atividades de lazer com a chegada da terceira idade vai além de mera diversão – o que constitui em si próprio um bom motivo para a sua prática.
Conheça os benefícios de priorizar o lazer na terceira idade
1-Integração social
O lazer contribui para inserir o idoso em um novo contexto social e cultural promovendo o desenvolvimento de habilidade e perspectivas novas, aumentando a visão de mundo.
2-Valorização da terceira idade
Com a participação mais efetiva dos idosos em diferentes grupos sociais, valoriza-se cada vez mais a sua independência em todas as áreas e a experiência de vida.
3-Novo olhar sobre a velhice
Atividades de lazer vão fomentar a formação de relações saudáveis, o contato com novas pessoas e uma sensação diferente sobre a velhice, vendo o envelhecer com um olhar de mais dignidade – diferente da imagem frágil comumente associada às pessoas mais velhas.
4- Melhoria da saúde
O contato social e as atividades físicas que integram as diversas opções de lazer influenciam na saúde física e mental. A imunidade melhora, o corpo fica mais ativo, equilibrado e flexível, e o cérebro fica em constante atividade.19
Opções de lazer na terceira idade
Grupos de leitura
A leitura além de ser prazerosa, estimula o cérebro e desperta o nosso lado lúdico, aumentando o raciocínio e a memória. Em casos de grupos de leitura, o participante tem a oportunidade de debater a história e aumentar seu círculo de amizades.
Viagens
Viajar faz bem para o corpo e para a mente. Além de conhecer lugares, pessoas e culturas novas, o turista sentem prazer e relaxamento durante os passeios.
Atividades culturais
Cinema, teatro e exposições proporcionam um momento de relaxamento e conhecimento cultural. E para quem quer optar por esse tipo de evento, a lei brasileira garante a meia-entrada para maiores de 60 anos.
Atividades físicas
O exercício pode ser uma forma prazerosa de lazer. Além de fortalecer o corpo, o cérebro libera mais serotonina, uma substância que melhora o humor. E a escolha pode variar entre academia, caminhadas, natação ou até mesmo dança.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961