Medicamentos inapropriados para Idosos
O uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos podem causar reações adversas potencialmente ameaçadoras à vida ou incapacitantes. São exemplos de reações adversas graves: alterações do humor e comportamento, confusão mental aguda, obstipação e quedas. Especialmente o idoso polimedicado (quatro ou mais medicações em uso) apresenta risco de hospitalização e morte quando o arsenal medicamentoso não é avaliado, individualizado e revisado seriadamente. Dizer que uma medicação é potencialmente inapropriada não significa que ela não pode ser prescrita ao idoso, mas que a sua escolha deve passar por rigoroso critério.
São exemplos de medicações potencialmente inapropriadas para o idoso: benzodiazepínicos (os famosos “tarja preta”), antialérgicos, algumas classes de antibióticos e antidepressivos, medicamentos para controle de arritmia, diuréticos e outros.
O geriatra tem o dever de avaliar o idoso de forma integral e individualizada, avaliando todos os medicamentos em uso, identificando o benefício e possíveis riscos, as interações medicamentosas, o impacto dos efeitos colaterais na qualidade de vida do paciente e buscando sempre a prevenção de complicações.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961