Medicamentos inapropriados para Idosos

O uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos podem causar reações adversas potencialmente ameaçadoras à vida ou incapacitantes. São exemplos de reações adversas graves: alterações do humor e comportamento, confusão mental aguda, obstipação e quedas. Especialmente o idoso polimedicado (quatro ou mais medicações em uso) apresenta risco de hospitalização e morte quando o arsenal medicamentoso não é avaliado, individualizado e revisado seriadamente. Dizer que uma medicação é potencialmente inapropriada não significa que ela não pode ser prescrita ao idoso, mas que a sua escolha deve passar por rigoroso critério.

São exemplos de medicações potencialmente inapropriadas para o idoso: benzodiazepínicos (os famosos “tarja preta”), antialérgicos, algumas classes de antibióticos e antidepressivos, medicamentos para controle de arritmia, diuréticos e outros.

O geriatra tem o dever de avaliar o idoso de forma integral e individualizada, avaliando todos os medicamentos em uso, identificando o benefício e possíveis riscos, as interações medicamentosas, o impacto dos efeitos colaterais na qualidade de vida do paciente e buscando sempre a prevenção de complicações.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

 

Dra.Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3218-5034

Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74935-210

Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar