Problemas odontológicos podem afetar a saúde geral dos idosos

Os problemas de saúde bucal, como abcessos, inflamação gengival e cáries, têm consequências maléficas aos idosos e estão ligados, inclusive, a doenças cardiovasculares, diabetes, pneumonia e problemas estomacais. É fundamental um check-up de saúde bucal pelo menos a cada seis meses.

Fazer a escovação dental corretamente, sempre após cada refeição; passar o fio dental, pelo menos uma vez por dia; pedir indicação ao dentista de escova interdental e limpador de língua são cuidados que evitam o mau hálito e ajudam a evitar várias doenças e perda de dentes. Próteses devem receber limpeza a cada refeição e serem avaliadas periodicamente por um dentista para possíveis ajustes.

A boa alimentação é a chave não apenas para manter o peso ideal e garantir os nutrientes necessários para o organismo. A dieta equilibrada com baixa quantidade de açúcar associada a uma higienização adequada reduzem as chances de perda de dentes e necessidade de prótese parcial ou  dentadura. A perda de dentes não é característica da idade, e sim consequência da falta de cuidado adequado ao longo da vida.

O uso de alguns medicamentos e maus hábitos podem provocar a redução do fluxo salivar. Essa condição, chamada xerostomia ou boca seca, prejudica a mastigação e aumenta incidência de cáries, de inflamações oportunistas e aumenta o mau hálito. O desconforto durante alimentação estimula o consumo de doces ( mais fácil mastigação e deglutição) e a redução de fibras na dieta, afetando a absorção de bons nutrientes e prejudicando o trânsito digestivo. A consequência é a constipação intestinal e a proliferação bacteriana, em um ciclo propício a doenças.

Outro fator importante é a qualidade da mastigação, deve-se mastigar muitas vezes e devagar para que a saliva faça seu trabalho de iniciar a digestão. A falta de mastigação pode causar problemas como úlceras, gastrites e outros problemas digestivos.

A má saúde bucal é importante causa de recusa alimentar, perda de peso e desnutrição em idosos. Não raro, os cuidados de boca são pouco valorizados, culminando em comprometimento crônico da saúde global do idoso.

Dra. Eliza de Oliveira Borges

Geriatra 

CRM-GO: 14388
RQE: 9751

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
  • Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
  • Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
  • Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
  • Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
  • Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital  Alberto Rassi- HGG;
  • Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).

 

Projeto Cuidar

Clínica Viva

Consultas 

WhatsApp: (62) 98622-0066

Telefones: (62) 3413-3910(62) 98131-1961

 

 

Endereço

Clínica Viva

Endereço: Avenida Tocantins, N° 1311, Setor Aeroporto, Goiânia, Goiás.

(Em Frente ao Pronto Socorro Infantil)

Rate this post
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!