Significado de Fragilidade para a Geriatria
A fragilidade é uma síndrome clínica multifatorial, caracterizada pela diminuição da reserva energética e pela resistência reduzida aos estressores. Ela resulta do declínio cumulativo dos sistemas fisiológicos e causa maior susceptibilidade a desfechos desfavoráveis diante de situações adversas. Está diretamente relacionada a dependência funcional, institucionalização e elevada mortalidade.
Para identificar a existência de fragilidade, alguns sintomas devem estar presentes como a perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha e do equilíbrio e diminuição da atividade física. Estas manifestações clínicas podem levar a inúmeras reações adversas como quedas, hospitalização, institucionalização, declínio funcional e morte.
O diagnóstico é basicamente clínico com a análise da presença dos sintomas. O indivíduo é considerado frágil ao apresentar três ou mais critérios; os que apresentam um ou dois critérios são classificados como pré-frágeis e os que não apresentam nenhuma das alterações mencionadas são considerados robustos.
O diagnóstico de fragilidade auxilia os geriatras e profissionais da área a identificar os idosos em frágeis ou pré-frágeis, fornecendo os cuidados clínicos adequados de acordo com as demandas agudas e com as necessidades de recuperação.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961