Sobre Senilidade X Senescência
Senilidade e senescência são alterações relacionadas ao envelhecimento; no entanto, cada uma tem impactos diferentes sobre a saúde.
A senescência abrange as alterações fisiológicas, ou seja, naturais, que ocorrem no curso do envelhecimento. Não configuram doenças. Podemos citar o embranquecimento dos cabelos, o aparecimento de rugas e a perda da flexibilidade da pele, a redução da estatura, a redução da proporção de água corporal e da massa muscular etc.
A Senilidade é o processo de envelhecimento associado a diversas alterações decorrentes de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, pulmonares, renais e neurológicas, bem como hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida. A senilidade pode levar à incapacidade funcional em graus variados, insuficiência de órgãos e perda da qualidade de vida.
Velhice não é sinônimo de doença e a morte deve ser encarada como um desfecho natural inevitável. É possível que o manejo adequado das doenças e incapacidades e a prevenção de agravos permitam ao indivíduo senil um envelhecimento bem sucedido, com qualidade de vida e uma boa morte, com conforto e dignidade.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961