Sobre Senilidade X Senescência

Senilidade e senescência são alterações relacionadas ao envelhecimento; no entanto, cada uma tem impactos diferentes sobre a saúde.

A senescência abrange as alterações fisiológicas, ou seja, naturais, que ocorrem no curso do envelhecimento. Não configuram doenças. Podemos citar o embranquecimento dos cabelos, o aparecimento de rugas e a perda da flexibilidade da pele, a redução da estatura, a redução da proporção de água corporal e da massa muscular etc.

A Senilidade é o processo de envelhecimento associado a diversas alterações decorrentes de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, pulmonares, renais e neurológicas, bem como hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida. A senilidade pode levar à incapacidade  funcional em graus variados, insuficiência de órgãos  e perda da qualidade de vida.

Velhice não é sinônimo de doença e a morte deve ser encarada como um desfecho natural inevitável. É possível que o manejo adequado das doenças e incapacidades e a prevenção de agravos permitam ao indivíduo senil um envelhecimento bem sucedido, com qualidade de vida e uma boa morte, com conforto e dignidade.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

Dra. Jaqueline Souza Lacerda

CRM-GO: 18043 RQE: 12041

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3086-1517

Endereço: Clínica Supere – Rua 13, nº 19, Setor Oeste – Goiânia – Goiás.CEP: 74120-060

 

Avalie esta postagem
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *