Transtornos mentais que afetam os idosos

Segundo o mais recente relatório global da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada dez pessoas no mundo, uma sofre de algum distúrbio mental.

O aparecimento das doenças psíquicas é desencadeado por fatores biológicos e genéticos, fatores externos (como o estresse), experiências de vida (trauma ou abuso), problemas familiares e luto por perdas de pessoas próximas, além da frustração de se sentirem dependentes por não poderem mais realizar algumas atividades comuns do dia a dia.

As condições mentais que mais afetam a terceira idade são a depressão, transtornos de ansiedade (pânico e transtorno de ansiedade generalizada), bipolaridade, esquizofrenia e demência – sendo que o principal tipo é a Doença de Alzheimer, seguida pela Demência Vascular.

Depressão  

A condição causa na pessoa o desânimo, tristeza sem motivo específico, desinteresse pela vida em geral. Temos dois tipos de casos: a depressão reativa, ou seja, quando esses sentimentos duram por um curto período de tempo e os sintomas desaparecem quando o problema é resolvido ou uma depressão maior, que prolonga por mais de duas semanas e interfere nas atividades do dia a dia, da vida social, do desempenho profissional ou escolar, requerendo tratamento especializado.

Bipolaridade

Também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno mental que causa mudanças constantes no humor, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Ocorre alternância de episódios de euforia e de depressão, com intervalos de normalidade.

Esquizofrenia

Uma doença cerebral crônica que afeta cerca de 1% da população mundial. Ela apresenta várias manifestações, afetando diversas áreas do funcionamento psíquico que podem incluir delírios, alucinações, problemas com o pensamento e concentração e falta de motivação.

Demência

Os sintomas podem incluir perda de memória e dificuldades de linguagem e pensamento. Na fase inicial da doença, os sintomas são brandos mas irão progredir ao longo do tempo, afetando o seu cotidiano. A pessoa pode apresentar mudanças no humor e comportamento e chegar ao ponto de não mais conseguir cuidar de si mesma.

A depressão e a ansiedade podem melhorar com tratamento a base de medicamentos específicos e psicoterapia e, em muitos casos, o paciente se recupera completamente. Já o Alzheimer e a Esquizofrenia são doenças incuráveis que podem ser controladas, porém tem caráter progressivo e irreversível.

Por isso, os familiares de idosos devem ficar alertas para vários sinais, sintomas e comportamentos suspeitos, como afastar-se das pessoas e das atividades costumeiras, ter pouca ou nenhuma energia, dores frequentes e/ou dores inexplicáveis, sentir-se confuso, esquecido, irritado, chateado, preocupado ou com medo, apresentar mudanças de humor, pensamentos negativos e persistentes, ouvir vozes ou acreditar em coisas que não são verdadeiras, pensar em machucar a si mesmo ou aos outros e ser incapaz de executar tarefas cotidianas, como cuidar da casa ou das atividades de trabalho.

As pessoas também devem manter uma saúde mental positiva como alternativa para evitar essas condições mentais durante o processo de envelhecimento. Entre as recomendações estão uma vida social ativa, ser positivo em relação à vida e a si próprio, manter-se fisicamente ativo, manter redes de amizades, dormir o suficiente, e desenvolver habilidades para o melhor enfrentamento dos problemas diários.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

 

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: Instituto de Especialidades e Sono (IES) – Rua T 55, nº 869, Setor Bueno – Goiânia – Goiás.

 

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

Geriatria Goiânia, Geriatra Goiânia, Geriatria Goiás, Geriatra Goiás

Rate this post
Mostre mais

Dra. Jaqueline Souza Lacerda

Dra. Jaqueline Souza Lacerda é Médica Geriatra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!