Tratamento adequado para Osteoporose

A osteoporose tem como característica a diminuição global da massa óssea, acarretando maior suscetibilidade a fraturas. A incidência de fratura relacionada à osteoporose aumentou nas últimas três décadas, sendo as fraturas de quadril e vertebrais as mais frequentes.

Em relação ao tratamento da osteoporose alguns grupos de medicamentos são ideais.

Como base do tratamento e também da prevenção temos o cálcio e a vitamina D. O cálcio é o principal componente mineral dos ossos. E a vitamina D tem a função de estimular a absorção do cálcio dos alimentos, a incorporação dele nos ossos e melhorar a função muscular.

Os bisfosfonatos são medicamentos que inibem as células responsáveis pela reabsorção óssea, levando a uma maior taxa de formação óssea. Dessa forma, ocorre uma redução clara do risco de fraturas vertebrais e não vertebrais.

Outras medicações frequentemente usadas no tratamento da osteoporose incluem um anticorpo monoclonal que também inibe a perda óssea e um agente anabólico ou osteoformador, um PTH recombinante, que leva a um aumento da massa óssea.

A atividade física resistida também é importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo estabilizar ou até reduzir a perda de massa óssea do indivíduo. Os exercícios de maior tensão muscular são os que mais favorecem a produção contínua de massa óssea. Além disso, aumentar a força muscular e o equilíbrio reduz o risco de quedas e consequentemente, de fraturas.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

– Dra. Jaqueline Souza Lacerda

CRM-GO: 18043 RQE: 12041

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3086-1517

Endereço: Clínica Supere – Rua 13, nº 19, Setor Oeste – Goiânia – Goiás.

CEP: 74120-060

Avalie esta postagem
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo