Como prevenir as quedas nos idosos?
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, as quedas ocupam o primeiro lugar no ranking de causas de acidentes em pessoas com mais de 60 anos.
As quedas são bastante comuns na população idosa e muitas vezes causam problemas graves, deixando sequelas, tanto físicas quanto psicológicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, as quedas ocupam o primeiro lugar no ranking de causas de acidentes em pessoas com mais de 60 anos. Vários fatores podem estar associados às quedas, como o enfraquecimento natural de ossos e músculos, alterações visuais normais da idade, desatenção, perda de equilíbrio e alterações no padrão de marcha.
Algumas doenças também potencializam os riscos de acidentes. Infarto, vertigem, insuficiência cardíaca, doenças neurológicas, hipotensão postural – dificuldade de manter a pressão arterial ao se levantar -, diabetes, entre outras, são frequentemente associadas as quedas.
As alterações próprias do idoso, somadas as várias doenças associadas, às atividades de risco e a um ambiente inseguro aumentam a probabilidade de acidentes. Algumas mudanças simples na residência do idoso podem ser feitas para minimizar as quedas:
Sala
Manter escadas e corredores sempre bem iluminados. As escadas devem ter corrimãos ao longo dos degraus com altura média de 80 cm. Use fita antiderrapante nos degraus. Não encerar o piso. Manter mesas de centro, plantas e descansos de pé fora da área de tráfego. Dê preferência a móveis com bordas arredondadas. Organize os móveis de forma que o idoso tenha um caminho livre para passar. Instale interruptores de luz na entrada das dependências para que o idoso não precise andar no escuro para acender a luz. Mantenha fios elétricos e de telefone fora das áreas de trânsito. Se for necessário tapetes que eles sejam antiderrapantes. Escolha sofás e cadeiras com assentos altos para que o idoso não tenha que fazer muito esforço para se sentar e levantar.
Cozinha
Armazene comida, louças e outros acessórios em locais de fácil acesso, evitando que o idoso suba em cadeiras para alcançar armários mais altos. Limpe sempre qualquer líquido ou gordura que cair no chão para que o piso não fique escorregadio. Para que o idoso fique em posição confortável ao trabalhar, a bancada da pia deve estar de 80 a 90 cm do chão.
Quarto
Instale uma lâmpada e um telefone perto da cama do idoso e mantenha também uma lanterna. Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes, que facilitam a abertura. Dentro do armário, as roupas e objetos devem ser organizados em locais de fácil acesso. Instale iluminação no caminho entre a cama e o banheiro. A cama deve ter altura que permita ao idoso manter os pés no chão quando sentado. A mesa de cabeceira deve ser fixada no chão ou na parede, evitando que se desloque caso o idoso precise usá-la como apoio para levantar da cama.
Banheiro
Coloque um piso antiderrapante no banheiro e um tapete antiderrapante no box. Instale dentro do box um suporte para xampu e sabonete, e que estes sejam de preferência líquidos (pois não escorrega das mãos). Instale barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box para auxiliar no equilíbrio. Não use chave na porta do banheiro, para evitar que o paciente fique trancado ao sofrer algum acidente. Mantenha um banquinho dentro do box para que o idoso possa ensaboar as pernas e os pés com mais facilidade. Mantenha o local iluminado durante a noite.
Essas recomendações podem evitar futuras quedas que podem causar sequelas graves e até mesmo o óbito.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961