Comunicação entre Geriatra e Idoso
Ser um bom geriatra não se resume somente a fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto. O vínculo e a comunicação clara com o paciente são extremamente importantes .Um estilo excessivamente formal e distante certamente não ajuda, assim como o tom paternalista, como se o idoso fosse uma criança. O geriatra deve ser receptivo com o idoso e ouvir as suas queixas, por mais simples que pareçam ser.
O geriatra não trata apenas dos aspectos físicos, mas também dos psicológicos e emocionais. A escuta e a empatia são essenciais para uma boa relação médico –paciente e para o sucesso de qualquer tratamento.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
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