Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos devem ser empregados para qualquer condição que ameace a continuidade da vida, seja uma doença incurável e progressiva ( câncer, demência, cardiopatia  etc), seja um evento agudo com evolução desfavorável (acidente grave com sequelas debilitantes, processo infeccioso complicado sem resposta às terapias instituídas) ou mesmo um idoso frágil, com idade avançada, em fase de fim de vida.

Idealmente, deveria ser adotado como um modelo de assistência em saúde, que afirma a vida, mas respeita os seus limites.

As ações realizadas por uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos incluem a prevenção e o alívio do sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psíquicos, sócio-familiares e espirituais.

Os cuidados paliativos buscam oferecer um sistema de apoio para o paciente viver ativamente o quanto possível até a morte. E também apoio à família para lidar com a doença do paciente e com o luto.

Os cuidados paliativos são uma importante ferramenta que auxilia na melhor compreensão do conceito de finitude e do viver com qualidade de vida, mesmo com uma condição terminal.

A humanização no tratamento está justamente no enfoque do cuidado na pessoa e não na doença e sempre respeitando a autonomia dos pacientes, quando estes são lúcidos e podem assumir decisões, ou da família que responde por ele. As decisões devem sempre ser compartilhadas, pois a pessoa é o agente principal na condução do tratamento.

 

 

Projeto Cuidar

Geriatra

Dra Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

 

 

Agende sua consulta!

Contato: (62) 3218-5034

Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74935-210

 

 

Sobre a Dra Eliza de Oliveira Borges

– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;

– Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO);

– Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;

– Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);

– Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto PalliumLatinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;

– Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;

– Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG;

– Secretária Geral na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás.

Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar