Geriatria Goiânia – Como diagnosticar a depressão nos pacientes com demência

Depressão e demência frequentemente se correlacionam, chegando a primeira a afetar até 40% dos pacientes com diagnóstico de Doença de Alzheimer (DA), sendo maior a prevalência entre aqueles que ainda não possuem comprometimento cognitivo grave.

Como os sintomas das duas condições muitas vezes se assemelham, o diagnóstico pode ser um desafio. Isolamento social, apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas, dificuldade de concentração, alterações do sono, confusão mental e desorientação podem ser encontradas nas duas entidades.

Ainda, o comprometimento cognitivo progressivo e as alterações de comportamento relacionados às demências dificultam a comunicação com o paciente e o reconhecimento dos transtornos de humor.

Para confirmação diagnóstica, é importante avaliar efeitos colaterais dos medicamentos em uso, além de condições médicas, ambientais e sociais coexistentes. Episódios depressivos prévios ao longo da vida do indivíduo e alterações clínicas e laboratoriais também devem fazer parte da investigação diagnóstica.

A avaliação geriátrica ampla é indispensável nesse contexto e apresenta testes e escalas específicos para a avaliação do humor em pacientes com comprometimento cognitivo e funcional.

O tratamento da depressão em pacientes com demência melhora a qualidade de vida, auxilia nos cuidados e pode causar impactos funcionais positivos.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: Instituto de Especialidades e Sono (IES) – Rua T 55, nº 869, Setor Bueno – Goiânia – Goiás.

5/5 - (10 votes)
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!