Saiba das 4 dicas para envelhecer com saúde
Confira uma série de cuidados para prevenir ou minimizar os impactos causados pelos problemas crônicos de saúde em pacientes idosos.
Manter a saúde e a independência ao chegar na terceira idade é possível. Para envelhecer com saúde é necessário um conjunto de esforços tanto do idoso como de parentes próximos e cuidadores. Confira uma série de cuidados para prevenir ou minimizar os impactos causados pelos problemas crônicos de saúde em pacientes idosos.
1.Vacinação em dia
A vacina contra a influenza (gripe) reduz não só a incidência da doença, como suas taxas de hospitalização e morte. A imunização contra a pneumonia, hepatite B, herpes zoster (popularmente conhecida como “cobreiro”) e tríplice bacteriana contra tétano, difteria e coqueluche também são muito importantes.
- Acompanhamento médico para prevenir doenças.
Acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e osteoporose influenciam diretamente na qualidade de vida do idoso. Também é preciso monitorar outros sintomas e condições que têm impacto na saúde dos idosos, incluindo declínio cognitivo e funcional, depressão, instabilidade de marcha e quedas, perda de peso.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
É muito importante a inclusão de exercícios físicos no dia a dia com o acompanhamento de profissionais habilitados para evitar lesões. As categorias de exercícios que devem fazer parte do programa de atividades físicas dos idosos estão os aeróbicos, de fortalecimento muscular e de equilíbrio.
- Evitar hábitos não saudáveis
Não fumar, evitar o consumo abusivo de álcool e de alimentos não saudáveis são alguns dos pontos essenciais para envelhecer bem. É recomendável comer devagar, mastigando bem os alimentos, o que contribui para a sensação de saciedade, facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio e beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961