O Infarto é a principal causa de morte entre as doenças do coração

As doenças cardíacas podem ser confundidas com outras doenças comuns dos idosos, já que os sintomas são parecidos, por isso é importante fazer o diagnóstico com atenção. A avaliação clínica deve ser realizada cuidadosamente, já que a fase inicial de uma doença frequentemente pode ser confundida com um estado normal da velhice.

Com o envelhecimento, ocorre grandes mudanças no metabolismo, deixando o indivíduo cada vez mais fragilizado. O sistema cardiovascular é um dos que mais sofrem alterações, tornando-se a maior causa de mortalidade em idosos. Entre as mortes por doença cardíaca, 70 a 80% são causadas por obstrução das artérias que levam ao infarto e a insuficiência cardíaca é apontada como a principal causa de internação de idosos.

As doenças cardíacas podem ser confundidas com outras doenças comuns dos idosos, já que os sintomas são parecidos, por isso é importante fazer o diagnóstico com atenção. A avaliação clínica deve ser realizada cuidadosamente, já que a fase inicial de uma doença frequentemente pode ser confundida com um estado normal da velhice.

Entre as doenças cardíacas mais comum nos idosos se encontra o infarto que tem como os maiores fatores de risco o tabagismo, colesterol alto, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, estresse e depressão.

Para saber se um idoso está tendo um infarto é preciso conhecer os sintomas que são suor em excesso, falta de ar, palidez, alteração nos batimentos cardíacos e desconforto no peito, que pode expandir para as costas, mandíbula, braço esquerdo e braço direito. A dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Também pode aparecer dor localizada no abdome, podendo ser confundida com gastrite ou esofagite de refluxo.

O infarto é uma emergência médica. Metade das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas após o início dos sintomas. Então quanto mais rápido for realizado o tratamento, menor será o dano ao miocárdio.

Em caso de suspeita de infarto, chamar imediatamente um serviço de emergência. Na fase mais crítica e grave do infarto agudo, a melhor opção para o tratamento é a angioplastia, principalmente no caso dos idosos. Esse tratamento, no momento do infarto, diminui o risco de morte de 40% para menos que 5%, principalmente quando o paciente é atendido nas primeiras 2 horas do início da dor no peito.

A prática de exercícios é muito benéfico para os idoso, pode prevenir e os proteger de doenças cardiovasculares e também de outras doenças. Os idosos dos 75 anos, mesmo aqueles que sofrem de alguma doença crônica, podem viver até cinco anos mais se adotarem simples hábitos saudáveis, entre eles, pequenas atividades físicas, inclusive as realizadas nos momentos de lazer.

 

Projeto Cuidar

 

Geriatras

 

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: Instituto de Especialidades e Sono (IES) – Rua T 55, nº 869, Setor Bueno – Goiânia – Goiás.

 

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

5/5 - (1 vote)
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!