A importância da Autoestima no Idoso

Ter uma boa autoestima é contribui para se envelhecer com saúde. Conservar-se íntegro física e psicologicamente, assim como certificar-se da sua adequação do ponto de vista biopsicossocial, tem grande relevância para o idoso.

Independente da idade, uma boa autoestima favorece a saúde e a auto-realização, enquanto uma baixa autoestima pode causar fobias, medos, dificuldades interpessoais, aflição, insegurança, depressão, exclusão, entre outros.

Ter uma boa autoestima é contribui para se envelhecer com saúde. Conservar-se íntegro física e psicologicamente, assim como certificar-se da sua adequação do ponto de vista biopsicossocial, tem grande relevância para o idoso.

Os idosos parecem ser mais seletivos nos seus relacionamentos, valorizando pessoas que confirmem a sua autoimagem, não lhes interessando fazer amizade com qualquer pessoa. A rede de amizades do idoso pode ser menor em quantidade, porém é marcada por relações de real afinidade, sinceridade e companheirismo.

Valores sociais sem bases na realidade ou preconceitos acerca do envelhecimento exercem um impacto negativo na autoestima. Infelizmente, a nossa sociedade tem por hábito valorizar o que é jovem, bonito, novo, em detrimento do idoso, da experiência e sabedoria. O idoso muitas vezes chega a ser erroneamente considerado de velho, incapaz. Isto interfere na autoestima do idoso, já que as suas opiniões acerca de si mesmo podem ficar comprometidas.

É importante estimularmos a autoestima dos idosos contribuindo para um processo de envelhecimento saudável. Independentemente de todos os problemas do idoso, que ele consiga se sentir bonito, sentir que a sua presença é importante para as pessoas que o cercam e isto irá fazê-lo feliz.

Um idoso com uma boa autoestima consegue passar melhor pelos declínios no processo de envelhecimento e também pelos momentos difíceis da vida. Um idoso saudável deve cuidar da sua aparência física, dedicar tempo para fazer atividades que gosta, aprender coisas novas.

Está comprovada que realizar atividades influencia na melhora da autoestima do idoso. A atividade física é benéfica para a saúde física e mental, na sociabilização e na sensação de bem-estar. O convívio com a família e os amigos também pode proporcionar experiências enriquecedoras e contribui para uma boa autoestima no idoso. A música e a dança também são uma boa atividade para o idoso melhorar a autoestima e se sociabilizar. O importante é que o idoso não fique parado que corpo e mente sempre fiquem ativos.

 

Projeto Cuidar

 

Geriatra

 

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Contato: (62) 3218-5034 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98622-0066

Endereço: Instituto de Especialidades e Sono (IES) – Rua T 55, nº 869, Setor Bueno – Goiânia – Goiás.

 

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

5/5 - (1 vote)
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
1
Agende sua consulta com a Dra. Eliza!
Agende consulta com a Dra. Eliza de Oliveira Borges!