O que é o Delirium?
Delirium é um quadro de confusão mental desencadeada por alguma doença ou desequilíbrio orgânico, que acomete principalmente pacientes idosos, especialmente os hospitalizados.
O quadro clínico apresenta distúrbio da cognição, atenção e consciência, alterações no ciclo sono-despertar e alterações no comportamento. Geralmente tem início súbito e como característica marcante a flutuação dos sintomas. Estes sintomas são: sonolência ou agitação, comprometimento da atenção, fala desconexa, desorientação no tempo e no espaço e alteração do ciclo sono – vigília.
O delirium tem várias causas e é muito comum que seja desencadeado por mais de uma ao mesmo tempo. São exemplos: desidratação, obstipação, infecção, reações adversas de medicações. A hospitalização é um importante fator que perpetua o delirium.
O tratamento do delirium deve se basear principalmente na correção de suas causas. Em casos de agitação e alterações importantes do comportamento, onde há risco para o paciente e para outras pessoas que o acompanham, pode ser necessário o uso de medicações, como os antipsicóticos.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961