Síndromes geriátricas

Síndromes geriátricas é o nome que se dá a uma série de alterações que ocorrem no corpo do idoso decorrentes do impacto de doenças. Como conseqüência, há o comprometimento da capacidade funcional. São complexas porque são multifatoriais, uma podendo causar outra.  Algumas síndromes que merecem destaque são:

-Insuficiência cognitiva: comprometimento das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção) prejudicando a realização das atividades de vida diárias. As demências, transtornos psiquiátricos e sequelas neurológicas são exemplos de causas.

-Incontinência urinária: caracterizada pela perda involuntária de urina devido a fatores diversos, como fraqueza muscular do assoalho pélvico, doenças neurológicas e cirurgia da próstata.   Além do desconforto, é importante causa de isolamento social, institucionalização, hospitalização e quedas.

-Instabilidade postural: causada por doenças neurológicas, efeitos adversos de medicamentos, doenças osteomusculares e fragilidade do idoso. Importante causa de quedas, gerando fraturas e incapacidades, além de progressiva insegurança.

-Imobilidade: caracteriza-se pela restrição irreversível a leito ou cadeira, tornando o idoso dependente de cuidadores para cuidados básicos. Com o passar do tempo, é importante causa de dores, contraturas, úlceras por pressão, obstipação, infecções, incontinência urinária e cognitiva.

-Insuficiência familiar: a falta de apoio e acolhimento da família é uma das síndromes geriátricas mais complexas. É desencadeadora de todas as outras síndromes e importante causa de sofrimento em fim de vida, em seus aspectos físico, espiritual, psicológico e social.

 

Projeto Cuidar

Geriatra

Dra.Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3218-5034

Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74935-210

Site: https://geriatriagoiania.com.br

Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo